quarta-feira, 27 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DOS IMPOSSÍVEIS

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“Toda devoção a Maria termina em Jesus, tal como o rio que se lança ao mar”.




A devoção a nossa Senhora dos Impossíveis, provém de Portugal e de acordo com o Novo Testamento se fundamenta em três argumentos.

O primeiro impossível; Deus realizou em Maria quando a preservou do pecado desde o nascimento. Por esse motivo surgiu a Festa da Imaculada Conceição.
O segundo impossível; Maria é mãe de um filho que é anterior à mãe, por ser Deus.
O terceiro impossível; Maria é mãe e continua sendo virgem.

A imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis foi trazida de Portugal, em 29 de janeiro de 1758, pelo coronel Antonio de Lima Abreu Pereira e sua esposa Paula Moreira. Essa imagem, até hoje, ainda é venerada pelos milhares de devotos que visitam a Santuário de Lima.


Prece de Nossa Senhora dos Impossíveis

Ó Incomparável Senhora dos Impossíveis,
Mãe de Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos Pecadores, Refúgio e Consolação dos Aflitos, livrai-nos de tudo o que possa ofender-nos e a vosso Santíssimo Filho, meu Redentor e querido Jesus Cristo.
Virgem bendita dê proteção a mim e a minha família das doenças, da fome, assaltos, raios e outros perigos que possam nos atingir.
Soberana Senhora dirige-nos em todos os negócios Espirituais e Temporais.
Livrai-nos das tentações para que trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos de vossa puríssima Virgindade e o preciosíssimo sangue de Vosso Filho, vos possa ver, amar e gozar da eterna glória, por todos os séculos.


Amém.

SEMPRE COM JESUS, NUNCA SEM MARIA.


terça-feira, 26 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA ABADIA

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.



Maria é a serva do Senhor, aquela que realizou em sua vida a vontade do Pai. 

Através do testemunho de sua vida, descobrimos o caminho da nossa santidade e felicidade, nesta vida e na Eternidade: a fidelidade a Palavra de Deus.




Nossa Senhora da Abadia é um dos títulos da Virgem Maria. 

Esta invocação a Maria é conhecida como Santa Maria do Bouro, pois se origina no Mosteiro ou Abadia do Bouro, em Portugal.





O culto a Nossa Senhora da Abadia começou em um convento próximo à cidade de Braga, em Portugal, antes do ano 1000. 

Alguns séculos mais tarde, naquela mesma cidade, eremitas foram atraídos por uma luz que vinha do alto de um morro. Admirados, descobriram ali a imagem da santa e construíram uma pequena capela, ao lado da qual passaram a morar. 

No Brasil, a veneração a Nossa Senhora da Abadia popularizou-se durante o Ciclo do Ouro, no século XVIII. 

No Triângulo Mineiro, especialmente em Uberaba, a festa em homenagem à santa atraí um número grande de fiéis, que ali comparecem para agradecer as graças alcançadas com a ajuda de Nossa Senhora.


Oração

Ó Senhora da Abadia, aqui estão os vossos filhos que, cheios de gratidão, vieram vos agradecer. 
Agradecer o dom da vida; agradecer o dom da fé; agradecer a vida divina; agradecer a vida de família e de amizades; agradecer a vida da Igreja. 
Estes vossos filhos, Senhora e Mãe, vieram também pedir e suplicar: olhai, ó Mãe, estes vossos filhos e suas famílias. (Fazer o pedido).
Fazei, ó Mãe e Rainha, com que estes vossos filhos sejam testemunhas das verdades libertadoras anunciadas no Evangelho de vosso filho Jesus, realizando o seu reino também na Terra. 
Ó Mãe, estes filhos querem gozar um dia de vossa presença, na glória do Céu, onde de corpo e alma estais com o Pai, reinais com vosso filho Jesus e viveis com o Espírito Santo. 
Amém.

TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.

domingo, 24 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA RAINHA

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“A realeza de Maria é uma realidade ultraterrena, que ao mesmo tempo, penetra até o mais íntimo dos corações e os toca na sua essência profunda, no que eles têm de espiritual e imortal”.
                         Papa Pio XII

  
A liturgia Sagrada invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Apóstolos, dos Mártires, dos Confessores, das Virgens, de Todos os Santos, Rainha Imaculada, Rainha do Santíssimo Rosário, Rainha da Paz e Rainha Assunta ao Céu.

Nossa Senhora é Rainha do Céu e da terra, dos Anjos e dos homens, das famílias e dos corações, dos justos e dos pecadores que, na Sua Misericórdia, encontram perdão e refúgio.

A origem das glórias de Maria, o momento solene que ilumina toda sua pessoa e missão, é aquele em que, cheia de graça, dirigiu ao Arcanjo Gabriel, o seu sim. 
Ela se tornava assim, Mãe de Deus e Rainha, e recebia a missão de velar sobre a unidade e a paz da humanidade. 

Por meio Dela temos a firme esperança de que a humanidade há de se encaminhar pouco a pouco para a salvação.
E como envolve em seu manto o Divino Menino, assim envolve também todos os homens e povos com sua vigilante ternura.

Nossa Senhora é aquela que do céu reina sobre as almas cristãs, a fim de que haja salvação: 

“É impossível que se perca quem se dirige com confiança a Maria e a quem Ela acolher”.

Nossa Senhora, Rainha, desde a Encarnação do Filho de Deus, buscou participar dos Mistérios de sua vida como discípula, porém sem nunca renunciar sua maternidade divina. 
Diante desta doce realidade de se ter uma Rainha no Céu que sempre nos ajuda podemos repetir com o Papa Pio XII;

“A Jesus por Maria. Não há outro caminho”.

Salve Rainha

Salve Rainha, Mãe de Misericórdia.
Vida, doçura e esperança, nossa, Salve!
A Vós bradamos os degredados filhos de Eva
A Vós suspiramos, gemendo e chorando,
Neste Vale de Lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa.
Esses Vossos olhos misericordiosos
A nós volvei!
E depois desse desterro;
Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre.
Ó Clemente,
Ó Piedosa,
Ó Doce Sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Amém.

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AMOR FRATERNO

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Eu não devo murmurar contra ninguém, porque não é isto que Tu farias. 
Preciso continuar seguindo Teus passos, fazendo primeiro silêncio interior e depois silêncio exterior. Vivendo uma grande intimidade contigo, poderei agir sempre assim e terei a alegria de saber que estou fazendo na minha vida o que Tu fizeste; passar pelo mundo fazendo bem a todos.

                                          Frei Ignácio




Carrísimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 
Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. 
Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter enviado ao mundo o se Filho único, para que vivamos por ele. 
Nisto consiste o amor: não em termos nós, amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados.
Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros. 
Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito.
Nisto é que conhecemos que estamos nele e ele em nós, por ele nos ter dado o seu Espírito. 
E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 
Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.
Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. 
Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.
Nisto é perfeito em nós o amor: que tenhamos confiança no dia do julgamento, pois, como ele é, assim também nós o somos neste mundo.
No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor.
Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. 
Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia seu irmão, é mentiroso. 
Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus ame também a seu irmão

  1 João 4,7-21.


TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“Eva, por sua desobediência, atou o nó do pecado para o gênero humano; ao contrário, Maria, por sua obediência, o desatou”.


Aquela que Desata os Nós, escolhida por Deus para esmagar com seus pés o mal vem se manifestar hoje, não só para nos dar saúde, reconciliação na família, emprego e outras coisas, mas principalmente porque quer desatar os nós dos pecados que dominam nossas vidas, para que, livres deles, como filhos de Deus, possamos receber as promessas que nos estão reservadas desde a eternidade.

Maria é representada como a Imaculada Conceição e encontra-se entre o céu e a terra. O Espírito Santo derrama suas luzes sobre a Virgem. Em sua cabeça, vemos 12 estrelas. Um dos anjos entrega-lhe uma faixa com nós grandes e pequenos, separados e juntos. 
Estes nós simbolizam o pecado original e os pecados cotidianos que impedem de a graça frutificar em nossas vidas. 

Ao lado a faixa cai livremente em que o nó está desatado. 
Significa uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo pode nos dar.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós é vista também como protetora dos casamentos.
“Há de se desatar primeiro os nós para que dois corações venham se encontrar”.

Oração

Santa Maria, cheia da presença de Deus, durante tua vida aceitaste com toda humildade a vontade do Pai, e o mal nunca foi capaz de te envolver em suas confusões, e junto a teu Filho intercedeste por nossas dificuldades e, com toda paciência, nos deste o exemplo de como desenrolar as linhas de nossa vida. 
E ao se dar para sempre como nossa Mãe, pões uma ordem e fazes mais estreitos os laços que nos unem ao Senhor. 
Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Tu que com o coração materno desatas os nós que entorpecem nossa vida, a ti pedimos que recebas em tuas mãos o nome da pessoa que passa por problemas e que a livre das amarras e confusões com que a castiga aquele que é nosso inimigo. 
Por tua graça, por tua intercessão, com teu exemplo, livra-nos de todo o mal, Nossa Senhora, atendendo a nosso pedido. (Fazer o pedido).
E desata os nós que impedem de nos unirmos a Deus. 
Para que livres de toda a confusão e erros, O louvemos em todas as coisas, coloquemos Nele nossos corações e possamos servi-lo para sempre através de nossos irmãos. 
Amém.

SEMPRE COM JESUS, NUNCA SEM MARIA.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

LADAINHA A NOSSA SENHORA PARA NOS DEFENDER


Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“Maria conhece todas as nossas necessidades, esperanças, mágoas e tristezas. Interessa-se por cada um de deus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”.


Nossa Senhora,
Vós que sois o terror das forças do mal defendei-nos:
da inveja, vaidade e ódio
do orgulho, da soberba e atrevimento
da arrogância, presunção e cinismo
da hipocrisia, fingimento e deboche
do egoísmo e ganância
da preguiça e má vontade
da derrota, fracasso e desânimo
da depressão, aflição e desespero
da prostração e alienação
dos complexos, carência afetiva e emocional
da superproteção e dependência emocional
da adulação e idolatria das coisas e pessoas
da dominação, ciúmes, posse e perseguição
da murmuração, impaciência e omissão
da rejeição e desprezo
do isolamento e timidez
da solidão, melancolia e angústia
da culpa e falta de perdão
da acusação, quebra de segredo e avareza
da mentira, calúnia e falso testemunho
da condenação, crueldade e fofoca
da ingratidão, falsidade e trapaças
da mágoa, ressentimentos e brigas
da ira, raiva e agressividade
do desamor, desarmonia e separação
da violência e indignidade
dos assaltos, sequestros e vandalismo
das catástrofes e calamidades
da miséria, dívidas e desemprego
do medo, insegurança e maus pensamentos
da preocupação exagerada, insônia e tensão nervosa
do pânico, pavor e susto
dos males físicos e espirituais
das manias e vícios
da compulsividade para ter, ser e poder
da compulsividade no jogo e dependência química
da injustiça, revolta e frustração
do desejo de vingança
da revolta contra Deus
da descrença, dúvida e falta de fé
da incredulidade, infelicidade e indiferença
da desobediência
Amém.

Olho para as margaridas do campo e penso que se o Pai se preocupa com elas, vestindo-as assim tão lindas, por que irei duvidar da sua preocupação por mim, que sou seu filho tão querido?

‘Pai,dá-me a graça de sentir-me amado, de saber-me amado”.

TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”.
(Madre Maria José de Deus)





A festa de Nossa Senhora da Glória é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços.






No ano de 1671, o artista Antônio Caminha esculpiu a primeira imagem de Nossa Senhora da Glória e a colocou numa igreja no alto de um morro de mesmo nome, no Rio de Janeiro. 
Anos mais tarde, foi fundada a irmandade da Glória em torno da igreja colonial, e está lá até hoje. 

No Rio, um século mais tarde, a imagem de Nossa Senhora ganhou um novo endereço, com a construção da Matriz de Nossa Senhora da Glória do Largo do Machado. 
Apesar de solene inauguração, a igrejinha original continua sendo a mais procurada pelos fiéis. 
Esta imagem de Nossa Senhora celebra o dia em que Maria foi recebida cheia de glória no céu.

"Ao contemplar Maria na glória celestial entendemos que a terra não é a pátria definitiva para nós também, e que, se vivermos com o nosso olhar fixo nos bens eternos, a terra se tornará mais bela. 
Não devemos perder a serenidade e a paz mesmo no meio das dificuldades cotidianas. 
O sinal luminoso de Nossa Senhora recebida no céu brilha ainda mais intensamente quando sombras tristes parecem pairar no horizonte.
Do alto, Maria acompanha nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a angústia, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Vamos avançar em nossas vidas sob a orientação de Maria".
                                                  (Papa Bento XVI)

             Oração                        

Ó Soberana Senhora, Rainha da Glória, sabemos que estás perto de Deus, na glória eterna, e que te inclinas para nós com amor de mãe.
Por isso, aqui estamos implorando a tua proteção sobre cada um de nós e sobre todo o teu povo.
Volte para nós o teu olhar cheio de misericórdia.
Estamos expostos a muitos males e perigos, durante a nossa vida inteira.
Afasta de nós todos estes males.
Ajuda-nos a trabalhar contra tudo o que ameaça o bem estar da humanidade.
Que nós saibamos cultivar mais nossa fé e nosso amor a Deus e ao próximo, que nós saibamos praticar a justiça com todos. Com a tua proteção queremos perseverar até o fim de nossa vida fazendo o bem ao próximo e seguindo o teu exemplo de fé e de amor sem medida, para merecer um dia, também nós, alcançarmos a glória eterna, junto de ti, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Amém.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Maria é imagem da Igreja. Olhando para Ela, somos convidados a contemplar nossa maior vocação: a santidade, a comunhão eterna com Deus. 
Nossa Senhora vai a nossa frente para que aprendamos a seguir seus passos.


Maria é a mulher vestida de sol, sinal e imagem de vida humana digna para nós. É o ideal da cultura do mais simples, do mais verdadeiro. 
Em Nazaré no serviço amoroso cuidando em preparar o Cristo para sua missão.

Maria, Mãe d’Aquele que venceu a morte, é símbolo de todas as fontes da vida. A presença de Maria nos mostra que a vida com Deus, com os irmãos realiza a paz, compreensão e felicidade.

Maria, rosto feminino de Deus para todos, nos indica o plano amoroso do Senhor que deseja que vivamos a serenidade e a compreensão.  
Que todos possamos manifestar todo o plano de Deus no amor, doação e na participação.

A Palavra de Deus fecundou o coração de Maria. 
Preparada desde o primeiro instante de sua existência, cheia de graça, toda envolvida pelo amor de Deus. 
Pelo poder do Espírito Santo, o sim de Maria deu ao mundo o Filho de Deus.

A Assunção de Maria é sinal claro da alegria de Deus por aquela que melhor entendeu e viveu a Ressurreição como glorificação de toda a Humanidade.
As preces do cristão: Ave-Maria e o Magnificat, Salve Rainha e o terço prolongam o louvor, o agradecimento e a disponibilidade da humilde serva do Senhor.

Todos nós temos em Maria a presença materna cuidadosa como em Caná e em todas as aparições no decorrer da História, em lugares, hoje santuários marianos.

Aceitando este presente valioso de Cristo para nossa vida, elegemos Maria como nossa Mãe e Rainha.
                                                         (Mons. Paulo Daher)

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

domingo, 17 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.






“A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem 

Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta 

em corpo e alma à glória celestial”.







Maria, concebida sem pecado, recebeu a recompensa por todo o bem que fez neste mundo. 
Ela, a serva fiel, que se entregou a Deus de corpo e alma para gerar o Salvador; ela, que no silêncio tudo guardou no coração sem jamais questionar a vontade do Pai, mereceu um privilégio: foi elevada aos céus pelos anjos, em corpo e alma.

A elevação gloriosa de Maria aos céus é celebrada em toda a Igreja no dia 15 de agosto.
Ela foi totalmente assumida por Deus e colocada na glória celeste.

Deus realiza grandes coisas na vida de Nossa Senhora, fazendo-a acompanhar o Filho nos caminhos da ressurreição. Maria Santíssima é a mesma mulher humilde e servidora, que viveu em total sintonia com o projeto do Reino.

A veneração a Nossa Senhora da Assunção foi trazida ao Brasil pelos portugueses. Por aqui, dezenas de igrejas são dedicadas a ela.

“Para compreender o significado da Assunção devemos olhar para a Páscoa, grande mistério da nossa Salvação, passagem de Jesus para a glória do Pai, através da paixão, morte e ressurreição. Maria que gerou o Filho de Deus na carne é a criatura mais inserida neste mistério. A sua assunção ao céu é, portanto, o mistério da Páscoa que se realiza plenamente nela. Ela está intimamente ligada ao seu Filho ressuscitado”.

                                          (Papa Pio XII)


Ó dulcíssima soberana, Rainha dos Anjos, bem sabemos que, miseráveis pecadores, não éramos dignos de vos ter neste vale de lágrimas, mas sabemos também que a vossa grandeza não vos faz esquecer a nossa miséria e, no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir, aumenta cada vez mais para conosco. 
Do alto desse trono em que reinas sobre todos os anjos e santos, volvei para nós os vossos olhos misericordiosos; vede as quantas tempestades e mil perigos estaremos, sem cessar, expostos até o fim de nossa vida! 
Pelos merecimentos de vossa bendita morte, obtendo-nos o aumento da fé, da confiança e da santa perseverança na amizade de Deus, para que possamos, um dia, ir beijar os vossos pés e unir as vossas vozes às dos espíritos celestes, para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu. (Fazer o pedido).
                                        
                                         Amém.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

"Meu Jesus, eu gostaria de conseguir viver todos os dias no espírito de Maria. 
Ajuda-me a viver com humildade, com aquele respeito e prudência que foram o atributo de Tua Mãe, nossa Mamãe".     
                                           (Silêncio de Maria).


Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil.
Foi na época dos Grandes Descobrimentos, nos séculos 15 e 16, que Maria começou a ser invocada pelos navegadores portugueses e espanhóis pelo nome de Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Depois de muitas viagens bem-sucedidas e várias descobertas, uma igreja dedicada a ela foi construída em Lisboa, em 1618. 
No Brasil, a veneração à santa começou em Salvador. 

Na capital baiana, perto da praia, está a mais antiga igreja brasileira dedicada a ela. 
No Rio de Janeiro, o culto à santa está associado a um grupo de pescadores que ajuda as famílias daqueles que vivem da pesca. 

Apesar de distante das praias, Belo Horizonte tem a santa como padroeira, por conta das muitas viagens em busca de ouro que ocorreram em Minas Gerais. 
A catedral da Boa Viagem, igreja mais antiga da capital mineira, tem a santa como centro de atenções e apelos.

Oração

Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre os perigos do corpo e da alma. 
Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens certas do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel. 
Em ascensão crescente na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o ditoso momento de subirdes gloriosa para os Céus; nós vos suplicamos, pois, ó Mãe querida: velai por nós, indignos filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e José, na peregrinação desta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. 
Amém.

“Ninguém fica cheio dos pensamentos de Deus se não por Nossa Senhora”.
                        São Germano de Constantinopla.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.