sexta-feira, 4 de abril de 2014

O ROSÁRIO E O TERÇO.

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

O Rosário é composto de 20 dezenas divididas em 4 partes distintas, cada qual contendo 5 dezenas. Em cada dezena, contempla-se um Mistério, ou seja, um acontecimento da vida de Jesus. Enquanto se medita o Mistério, reza-se uma dezena composta de um Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai e a Jaculatória.

O terço é um conjunto de Ave-Marias e Pais-Nossos. São cinquenta Ave-Marias rezadas em grupos de dez, que se chamam Mistérios.






O Terço são as rosas que, por amor, oferecemos à mãe de Deus, o Rosário é uma coroa de rosas.







Em 1328, segundo a lenda, Nossa Senhora apareceu a São Domingos, recomendando-lhe a reza do Rosário para a salvação do mundo.
Nasceu assim a devoção do Rosário, que significa “coroa de rosas oferecidas a Nossa Senhora”.

O Papa Pio V animou vivamente a prática do Rosário, que em breve, se tornou a oração popular predileta dos cristãos. Esta devoção tem o privilégio de ter sido recomendada por Nossa Senhora em Lourdes, na França, e em Fátima, Portugal.

O terço é uma das mais queridas devoções a Nossa Senhora.
Aparecendo em Fátima, Ela pediu:
“Meus filhos, rezem o terço todos os dias”.

Maria, mãe de Jesus, é a flor universal e a ela se oferecem rosas através de oração.
Cada “Pai Nosso” e cada “Ave Maria” recitados com fé, são rosas oferecidas à divina flor que é Maria.

Rosário, uma chuva de graças.

Basta começar a rezar o Terço, que uma chuva de graças envolve a pessoa, a esperança renasce, os problemas mais difíceis  se resolvem, quase por si, e a paz volta a reinar nos corações. E assim, com suavidade maternal, que Maria conduz os seus devotos para Jesus.

“Na nossa época, temos tanta necessidade do auxílio divino como na época em que o grande Domingos levantou o estandarte do Terço de Maria, a fim de curar os males do seu tempo”.
“O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e provações. A ele confiei minhas preocupações e nele sempre encontrei conforto. O Rosário é minha oração predileta. Maravilhosa na simplicidade e na profundidade”.
                                             (João Paulo II).

Um rosário bem rezado, meditado, contemplado, vivido é um buquê de rosas, belo e perfumado. E esse perfume permanece em nossas mãos quando rezamos.

TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário