segunda-feira, 10 de março de 2014

NOVENA A SÃO JOSÉ.
SEXTO DIA - JOSÉ, HOMEM DE DISCERNIMENTO.


Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.


ORAÇÃO DE SÃO JOSÉ.


Glorioso  São José esposo de Maria, concede-nos vossa proteção, nós vos suplicamos pelo coração de Jesus Cristo.

Ó vós cujo poder se estende a todas as nossas necessidades e sabe tornar possíveis as coisas mais impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossas filhas e filhos.

Nas aflições e penas que nos afligimos, nós recorremos a vós com plena confiança. Dignai-vos tomar sob vosso caridoso amparo estes casos que tanto nos preocupam.

Fazei que a feliz realização destes pedidos seja para maior glória de Deus e o bem de seus  devotos servos, Assim seja.

A beleza maravilhosa que Deus realizou em São José.


Neste dia da novena vamos admitir a beleza maravilhosa que Deus realizou em São José. Queremos encontrar nele a voz de Deus que nos fala através de virtudes.

Desde o seu primeiro encontro com Maria, José a admitiu e a respeitou. Ela era a sua noiva. Conforme a lei judaica, o noivado já era um contrato matrimonial.

José e Maria se amavam profundamente. Sentiam-se imensamente felizes com a presença um do outro. Descendente de rei, José tinha um modesto lar a oferecer a Maria. Ela o aceitou, na paz e na segurança de quem ama e acolhe o que Deus quer.

A medida que descobriram a beleza um do outro, fortalecia o amor que os unis. Diante de seus olhos brilhava nova luz, nova compreensão e uma grande simplicidade fazia-os caminhar de mãos dadas, diante do Senhor.

Antes do contrato final de casamento com é de costume entre os judeus. José percebeu que Maria estava grávida. Era natural que a situação o angustiasse, pois não encontrava explicação para o mistério.
O Evangelho nos diz:
“A origem de Jesus, o Messias foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e antes de viver juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo”. (Mateus 1,18-19).

José, seu marido, era justo, não queria denunciar Maria e pensava deixá-la secretamente.
Quantas vezes o silêncio de Deus nos interpele. Em nossas dores e aflições, invoquemos a proteção de São José.

São José em vossas mãos colocamos todas as intenções, preocupações e necessidades.

O Evangelho também fala de um sonho onde Deus se encarregou de desvendar a José o mistério de Maria e o convidou a colaborar na obra da Salvação.

São José assumiu a paternidade de Jesus.

José sofre, mas acolhe a ação de Deus, deixa-se esvaziar para que Deus possa agir em sua vida. É o apelo que o Senhor faz a cada um de nós. Esvaziar-nos de nós mesmas para acolher a ação de Deus em nossas vidas.

São José, vós que escolhestes e realizastes o plano de Deus em vossa vida, fica junto a cada um de nós com vossa proteção.
Ajudai-nos a testemunhar o amor fraterno no serviço humilde e generoso a todo próximo.
Peçamos a São José que nos ajude a tomar decisões, discernindo o que Deus quer de nós.

São José fazei que possamos encontrar em nossas famílias e comunidades, o acolhimento e o testemunho de vida que vós nos deixastes.

São José que fostes carpinteiro e esposo de Maria sois expressão de Graça que se oferece aos humildes.  Ajudai-nos a tornar o mundo justo e fraterno.

Ensinai-nos a lutar com coragem a fim de conseguirmos, com vosso auxílio, um jeito novo de unir o povo entre si e com Deus.
Mostrai-nos o caminho da verdadeira simplicidade, da humildade e da doação na vocação a qual fomos chamados. Amém.

São José, protetor das famílias, rogai por nós.

TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário