sábado, 19 de abril de 2014

COMO VIVER UMA BOA SEMANA SANTA.

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

                                       SÁBADO DE ALELUIA.



Este dia é caracterizado pelo silêncio e pela espera fecunda. Silêncio e espera faz parte da pedagogia do Pai, que nos prepara para acolher seu Filho, Senhor da Vida.

O silêncio eloquente do Sábado, carregado de esperança, purifica o nosso ser e o nosso coração para acolher o alegre anúncio da ressurreição.



   VIGÍLIA PASCAL.

Rito mais importante do Ano Litúrgico, por proclamar solenemente a ressurreição de Cristo. É oficiado após o escurecer do Sábado Santo porque, segundo a tradição judaica, ao anoitecer celebra-se o começo do dia seguinte.

O Círio Pascal é aceso no fogo novo e entra na igreja escura. Simboliza a luz de Cristo ressuscitado que renova a criação e a liberta do pecado e da morte.


CÍRIO PASCAl.




Trata-se de uma grande vela onde estão inscritos os números do ano corrente e a primeira e última letra do alfabeto grego, alfa e ômega, simbolizando que Jesus Cristo é o princípio e o fim e ao mesmo tempo a nova luz que tudo ilumina e vence a morte.

O Círio é aceso no início da Vigília Pascal, no Sábado Santo. Nele são acesas as velas que os fiéis levam para o interior da igreja, simbolizando que o vigor do Cristão está na ressurreição de Cristo e que cada cristão é uma luz a anunciar Jesus.

Guiados pela luz do Círio Pascal sejamos testemunhas vivas do amor de Cristo por nós.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário