sábado, 26 de abril de 2014

MISTÉRIOS MEDITADOS DO TERÇO.
Mistérios da Luz.

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Cada Ave Maria rezada é uma rosa que depositamos aos pés da Virgem Maria.


Mistérios da Luz – A humildade, os milagres e o eterno Amor. (Quinta-feira).

Primeiro Mistério – O Batismo de Jesus.

Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão. Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvação e aceitação de Deus como nosso único Senhor.

Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. “Esta era a luz verdadeira que vindo ao mundo a todos ilumina”. “Quem me segue, disse Jesus, terá a luz da vida”. Nós cristãos somos “filhos da luz”. A luz de Cristo é levada a todo mundo pelos seus discípulos.

Batismo de Jesus – Enquanto Jesus desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós, o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado, ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava.

Segundo Mistério – A revelação de Jesus nas Bodas de Caná.

Contemplamos sua revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho. Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção a Salvação dos Homens fazendo seu primeiro milagre.

Revelação de Jesus nas bodas de Caná – Mistério da luz é o início dos sinais em Caná, quando Cristo, transformando água em vinho, abre a fé, o coração dos discípulos graças a intervenção de Maria, a primeira entre os que creem.

Terceiro Mistério – O anúncio do Reino de Deus.

Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão. Jesus nos convida a nos convertemos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna. O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens. Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão. 

Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humildade, confiança, início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente de reconciliação confiado à sua Igreja.

Quarto Mistério – A Transfiguração.

Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira assência divina. Sua luz nos orienta a seguir os caminhos do bem.

Transfiguração de Jesus – Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o escutem e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele a glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.

Quinto Mistério – A Instituição da Eucaristia.

Contemplamos a instituição da Eucaristia Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas. É a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade. Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício. Ele nos deu uma mostra suprema de Sua Divindade.


Instituição da Eucaristia – Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando até o estremo o seu amor pela humanidade, por cuja salvação se oferecerá em sacrifício. 


“O que vejo de Deus basta-me para crer o que Dele não vejo”.

TUDO COM JESUS, NADA SEM MARIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário