quinta-feira, 14 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA BOA VIAGEM

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

"Meu Jesus, eu gostaria de conseguir viver todos os dias no espírito de Maria. 
Ajuda-me a viver com humildade, com aquele respeito e prudência que foram o atributo de Tua Mãe, nossa Mamãe".     
                                           (Silêncio de Maria).


Nossa Senhora da Boa Viagem é uma devoção mariana da Igreja Católica comum em Portugal e no Brasil.
Foi na época dos Grandes Descobrimentos, nos séculos 15 e 16, que Maria começou a ser invocada pelos navegadores portugueses e espanhóis pelo nome de Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Depois de muitas viagens bem-sucedidas e várias descobertas, uma igreja dedicada a ela foi construída em Lisboa, em 1618. 
No Brasil, a veneração à santa começou em Salvador. 

Na capital baiana, perto da praia, está a mais antiga igreja brasileira dedicada a ela. 
No Rio de Janeiro, o culto à santa está associado a um grupo de pescadores que ajuda as famílias daqueles que vivem da pesca. 

Apesar de distante das praias, Belo Horizonte tem a santa como padroeira, por conta das muitas viagens em busca de ouro que ocorreram em Minas Gerais. 
A catedral da Boa Viagem, igreja mais antiga da capital mineira, tem a santa como centro de atenções e apelos.

Oração

Virgem Santíssima, Senhora da Boa Viagem, esperança infalível dos filhos da Santa Igreja, sois guia e eficaz auxílio dos que transpõem a vida por entre os perigos do corpo e da alma. 
Refugiando-nos sob o vosso olhar materno, empreendemos nossas viagens certas do êxito que obtivestes quando vos encaminhastes para visitar vossa prima Santa Isabel. 
Em ascensão crescente na prática de todas as virtudes transcorreu a vossa vida, até o ditoso momento de subirdes gloriosa para os Céus; nós vos suplicamos, pois, ó Mãe querida: velai por nós, indignos filhos vossos, alcançando-nos a graça de seguir os vossos passos, assistidos por Jesus e José, na peregrinação desta vida e na hora derradeira de nossa partida para a eternidade. 
Amém.

“Ninguém fica cheio dos pensamentos de Deus se não por Nossa Senhora”.
                        São Germano de Constantinopla.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário