terça-feira, 19 de agosto de 2014

NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Ave Maria, cheia de  graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro”.
(Madre Maria José de Deus)





A festa de Nossa Senhora da Glória é a mesma festa litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, em que a Igreja celebra a glorificação de Maria coroada como rainha do céu e da terra. Por isso, Nossa Senhora da Glória é representada com uma coroa na cabeça, um cetro na mão e o Menino Jesus nos braços.






No ano de 1671, o artista Antônio Caminha esculpiu a primeira imagem de Nossa Senhora da Glória e a colocou numa igreja no alto de um morro de mesmo nome, no Rio de Janeiro. 
Anos mais tarde, foi fundada a irmandade da Glória em torno da igreja colonial, e está lá até hoje. 

No Rio, um século mais tarde, a imagem de Nossa Senhora ganhou um novo endereço, com a construção da Matriz de Nossa Senhora da Glória do Largo do Machado. 
Apesar de solene inauguração, a igrejinha original continua sendo a mais procurada pelos fiéis. 
Esta imagem de Nossa Senhora celebra o dia em que Maria foi recebida cheia de glória no céu.

"Ao contemplar Maria na glória celestial entendemos que a terra não é a pátria definitiva para nós também, e que, se vivermos com o nosso olhar fixo nos bens eternos, a terra se tornará mais bela. 
Não devemos perder a serenidade e a paz mesmo no meio das dificuldades cotidianas. 
O sinal luminoso de Nossa Senhora recebida no céu brilha ainda mais intensamente quando sombras tristes parecem pairar no horizonte.
Do alto, Maria acompanha nossos passos, com preocupação, gentil, dissipa a angústia, tranquiliza-nos com a sua mão materna. Vamos avançar em nossas vidas sob a orientação de Maria".
                                                  (Papa Bento XVI)

             Oração                        

Ó Soberana Senhora, Rainha da Glória, sabemos que estás perto de Deus, na glória eterna, e que te inclinas para nós com amor de mãe.
Por isso, aqui estamos implorando a tua proteção sobre cada um de nós e sobre todo o teu povo.
Volte para nós o teu olhar cheio de misericórdia.
Estamos expostos a muitos males e perigos, durante a nossa vida inteira.
Afasta de nós todos estes males.
Ajuda-nos a trabalhar contra tudo o que ameaça o bem estar da humanidade.
Que nós saibamos cultivar mais nossa fé e nosso amor a Deus e ao próximo, que nós saibamos praticar a justiça com todos. Com a tua proteção queremos perseverar até o fim de nossa vida fazendo o bem ao próximo e seguindo o teu exemplo de fé e de amor sem medida, para merecer um dia, também nós, alcançarmos a glória eterna, junto de ti, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Amém.

TODA HORA, TODO DIA, DE MÃOS DADAS COM MARIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário